Qualidade da Água

A TaviraVerde, E.M. é a empresa responsável pela distribuição de água em baixa ao concelho de Tavira.
O fornecimento de água para consumo humano de qualidade incontestável tem sido sempre uma prioridade nossa. O controlo analítico apertado, muito além das exigências legais e a constante antecipação a potenciais problemas, permite-nos assegurar a qualidade da água que fornecemos.

 

 

Caracterização do Sistema de Abastecimento

A água de abastecimento público no concelho de Tavira é fornecida em 89% pela empresa Águas do Algarve, S.A., que a capta nas barragens de Beliche e Odeleite, para ser depois tratada na Estação de Tratamento de Água de Tavira.

Após tratamento é então fornecida aos nossos reservatórios de Perogil, Cumeada, Stº Estêvão, Malhão, Fonte do Bispo, Cruz do Areal e Zona Industrial, para ser depois distribuída ao consumidor final.

Nos locais onde a maior distância ou isolamento não permitem a ligação a este sistema de abastecimento, são as captações subterrâneas que garantem o fornecimento. Estas captações são sempre sujeitas a tratamento adequado e desinfeção. Quando se justifica, é também efetuado tratamento por filtração, para remoção de ferro e manganês em excesso.

A Taviraverde é responsável pelas seguintes Instalações de Tratamento de Água:

  • ETA Cachopo
  • ETA Bengado
  • ETA Feiteira
  • ETA Mealha
  • ETA Relvais

Nestas instalações efetua-se a filtração da água bruta, a correção do pH, a remoção de partículas e outros contaminantes e, por fim, a afinação da desinfeção final e do pH, antes da sua distribuição na rede.
 

Zonas de Abastecimento

Em síntese, o sistema de abastecimento do Concelho é constituído por 7 Zonas de Abastecimento (ZA), que se caracterizam por ter origens de água distintas:

  • ZA1 – Pontos de Entrega das Águas do Algarve – origem: água superficial tratada na ETA de Tavira – abastece os reservatórios do Perogil, Cumeada, Santo Estêvão, Malhão, Fonte do Bispo, Cruz do Areal e Zona Industrial.
    Serve a quase totalidade do concelho: freguesia de Tavira, freguesia de Santa Luzia, freguesia da Luz de Tavira/Santo Estevão, Conceição/Cabanas (desde o Almargem até ao Carapeto), Fonte do Bispo (desde Julião até Morenos), Santa Catarina (até Barrocais, Porto Carvalhoso e Espartosa) e Santa Margarida/Zona Industrial.
  • ZA2 – Ponto de Entrega das Águas de VRSA (PE Corte António Martins) – origem: água superficial tratada na ETA de Tavira – abastece os lugares de Corte António Martins, Carrapateira, Faz-fato, Nora, Várzea, Casas de Baixo e Estorninhos (freguesia da Conceição);
  • ZA4 – Reservatório de Cachopo – origem: água subterrânea tratada - serve a localidade de Cachopo e o lugar de Currais.
  • ZA7 – Reservatório do Bengado – origem: água subterrânea tratada - serve o lugar do Bengado (freguesia de Santa Catarina).
  • ZA8 – Reservatório da Feiteira – origem: água subterrânea tratada - serve o lugar da Feiteira (freguesia de Cachopo).
  • ZA9 – Reservatório da Mealha – origem: água subterrânea tratada - serve o lugar da Mealha (freguesia de Cachopo).
  • ZA12 –Relvais – origem: água subterrânea tratada - serve a localidade de Relvais.
 
 
© 2007 Taviraverde - Empresa Municipal de Ambiente, E.M. - Todos os direitos reservados.
Design IP Quatro - Desenvolvimento ADJ 3 Sistemas, Lda.