Proteja-nos = Proteger-se

 

Durante todo o mês de agosto e setembro, ao deslocar-se às praias do Barril, Terra Estreita, Ilha de Tavira e Ilha de Cabanas, encontrará 2 novos painéis informativos, no âmbito da exposição permanente intitulada “Proteja-nos = Proteger-se”, sendo um deles alusivo à preservação do sistema dunar e o outro às espécies invasoras!

Estes painéis englobam-se no tema escolhido pela Bandeira Azul para a época balnear de 2021, nomeadamente a recuperação de ecossistemas e fazem parte das atividades de sensibilização ambiental desenvolvidas pela empresa Taviraverde E.M.

Num dos painéis pode encontrar informação relativa à importância das dunas e como podemos proteger este ecossistema, com recomendações para o não pisoteio da duna e utilização preferencial de passadeiras para chegar à praia; no outro painel encontra-se informação que alerta para a importância das espécies nativas no ecossistema e explica como as espécies invasoras interferem com este equilíbrio frágil.

Não é demais relembrar que, tanto para a proteção dos ecossistemas como para uma experiência mais prazerosa nas nossas praias, todos devemos contribuir para que o areal, dunas e orla costeira se mantenham sempre limpos, depositando os resíduos nos locais adequados!

Separe os resíduos recicláveis e deposite-os nos inúmeros ecopontos espalhados em cada uma destas praias! Não abandone resíduos junto aos contentores ou na via pública! Não abandone máscaras ou outro material de proteção Covid no chão! Todos estes comportamentos podem ser alvo de contraordenação ambiental muito grave, com coima no valor mínimo de 10.000€.

Lembre-se que ao mantermos as praias limpas e sem resíduos estamos a proteger as espécies locais, principalmente a fauna, pois há muitos animais que confundem o seu alimento com os resíduos, ingerindo-o e colocando em risco a sua vida!

Na exposição “Proteja-nos = Proteger-se” pretendemos mostrar como é importante proteger o Ambiente e que ao protegê-lo estamos a proteger-nos a nós, Humanos.

Visite as nossas praias, espreite a nossa exposição, fique a conhecer as espécies autóctones destas 4 praias e descubra as invasoras. Esperamos por si!

 

 

 

 
 
© 2007 Taviraverde - Empresa Municipal de Ambiente, E.M. - Todos os direitos reservados.
Design IP Quatro - Desenvolvimento ADJ 3 Sistemas, Lda.