Dia Mundial da Árvore

Dia Internacional da Floresta

 

Hoje comera-se o Dia Mundial da Árvore e o Dia Internacional da Floresta, o dia teve origem a 10 de Abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA). O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvores no Nebraska, promovendo o “Arbor Day”.

Em Portugal, a 1º Festa da Árvore comemorou-se a 9 de março de 1913 e o 1º Dia Mundial da Floresta a 21 de março 1972.

O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos.

As árvores têm muitas responsabilidades no planeta Terra, sem árvores não existiria oxigénio e sem oxigénio não existiria vida, estas são responsáveis pela transformação do dióxido de carbono em oxigénio. Estima-se que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono). Para além da produção de oxigénio, as árvores ajudam na fixação dos solos, impedindo que haja desmoronamento dos mesmos, são habitats de muitas espécies, fazem o ensombramento de zonas baixando a temperatura ambiente, ajudam a manter a humidade do ar e regular a precipitação.

Infelizmente existem muitas áreas florestais do planeta que tem vindo a ser destruídas, como por exemplo: a desflorestação devido a procura de madeiras exóticas e também devido à produção agrícola ou pecuária; inúmeros incêndios florestais. Estes exemplos levam à destruição de florestas com milhares de anos e que têm uma enorme importância para o planeta, para a renovação do ar, principalmente quando a área de cidade se torna cada vez maior.

Este dia serve exatamente para as pessoas serem relembradas sobre estas questões e adotarem medidas preventivas. Nestes dias normalmente são divulgadas campanhas de reflorestação ou plantação de árvores para mostrar a todas as gerações a importância das árvores.

Há várias medidas para proteger as florestas:

  • Fazer a limpeza adequada das mesmas antes das estações quentes;
  • Não deixar resíduos nas florestas quando se faz piqueniques ou passeios;
  • Replantação de zonas destruídas pelos incêndios;
  • Não comprar madeira queimada;
  • Não comprar movéis confecionados com madeiras exóticas;
  • Optar pela fatura eletrónica sempre que possível, poupa-se o abate de árvores para o papel.

Este ano ICNF (Instituto de conservação Nacional das Florestas) tem como tema para o dia 21 de Março, o “Restauro Florestal” e lema “o caminho para a recuperação e o bem-estar” reflete tudo o que foi escrito. As árvores contribuem para o equilíbrio e o bem-estar do ser humano, assim sendo as mesmo devem ser protegidas. O ICNF comemora esta data envolvendo todos os cidadãos, disponibilizando 50.000 árvores autóctones produzidas nos seus viveiros, gratuitamente, aos cidadãos e proprietários rurais que desejem fazer plantação nas suas propriedades. Esta distribuição será feita entre os dias 19 e 26 de março de 2021; nos postos de atendimento selecionados do ICNF, em todo o país. Para mais informações consulte o site: https://www.icnf.pt/atualidade/datascomemorativas.

 
 
© 2007 Taviraverde - Empresa Municipal de Ambiente, E.M. - Todos os direitos reservados.
Design IP Quatro - Desenvolvimento ADJ 3 Sistemas, Lda.